quarta-feira, 25 de julho de 2012

Quimbanda - O Curandeiro

Kim: Medico ou sacerdote dos Cultos bantos
Banda: Lugar ou cidade

OQuimbanda é um herbalista (que pesquisa plantas curadora) ou curandeiro espiritual em muitas sociedades africanas e também em muitas sociedades da diaspora africana, tais como aquelas do Haiti, Brasil e Cuba.
Outro termo que designa o curandeiro da tribo é Nganga, que  em determinado momento, em parte do territorio Banto, na Africa do Sul, acabou ganhando um significado totalmente contrario, como se o mesmo se tratasse de um "feiticeiro do mal", e não o seu termo original, que é tido como um benfeitor da tribo.


O quimbandeiro é bastante familiarizado com muitas das causas físicas da doenças, e utiliza ervas e plantas da medicina popular em sua prática médica. O tratamento, porém, costuma ser sempre acompanhado de amuletos e formulas magicas para controlar os espíritos maus. É uma crença comum a existência de feiticeiros, pessoas que tentam fazer o mal aos outros usando, por exemplo, a magia negra.
A tarefa do curandeiro é anular o feitiço, possivelmente empregados os mesmos métodos magísticos.
Os efeitos que o quimbandeiro atribui aos medicamentos são devidos não somente às propriedades reais dos elementos naturais, mais também e sobretudo, à força simbólica desses mesmos elementos.

______________________________
Quimbanda ou Kimbanda não é simplesmente mais uma das linhas existentes dentro dos cultos afro-brasileiros, suas influências não são somente Bantu, Nagô e Yorubá, também abrangem em larga escala vários aspectos da Religião Indígena, Católica,  o Espiritismo moderno, a alquimia, o estudo da natureza fundamental da realidade e Correntes Orientais.
___________________________________

Um comentário: